terça-feira, 26 de maio de 2009

NINGUÉM ESTÁ SÓ

Como isto é incrível. Por mais que pensemos que o mundo girou, a sociedade tornou-se ultra pósmodernista, e a família resumiu-se em nada mais, nada menos do que um conjunto nuclear restrito, onde cada integrante vive seu mundo pessoal e algumas vezes indiferente com o que se passa ao redor, podemos diante de todo este quadro ainda afirmar que, ninguém está só.
Existe momentos na vida do ser humano, em que a mente prega diversas peças, algumas cômicas, líricas, épicas, outras dentro do contexto dramatúrgico consideradas como peças de suspense - o inesperado que revela momentos de verdadeiro terror, mas mesmo assim, ninguém está só.
Aonde e por onde andarmos, estivermos, até mesmo no recondito do mais seguro abrigo, na fortaleza dos anseios do inconsciente, na racionalidade do consciente, sempre estaremos acompanhados.
Alguns preferem estar acompanhados da solidão, da depressão, dos surtos ou dos transtornos psíquicos, bem como, estar debaixo de um zimbro, ou quem sabe dentro da caverna introspectiva do ser.
Outros por sua vez, se alegram ao estar acompanhados dos verdadeiros amigos, das companhias que promovem a paz, o conhecimento, estar com, numa sintonia de comunicação até mesmo em meio ao silêncio dos lábios diante das expressões corporais que tanto nos ensinam sem nada dizerem e ao dizerem nada julgam.
Por sua vez a aqueles que estão acompanhados do medo, da dúvida, da desconfiança, do desprezo, da inconstância.
Enfim, ninguém está só.
Sempre estaremos acompanhados ou pelo bem ou pela ausência do bem, e com esta escolha podemos ter uma breve noção do que pode nos acontecer ao acometer, luz ou trevas, vida ou morte.
E mesmo na morte não estamos só, pois ninguém está só, na morte, encontramos a desventura diante da insistencia da ventura que a vida tenta ainda em meios a pequenas forças continuar a pulsar. Na morte, encontramos o fim que na verdade é o início da vida como realmente ela é, sem hipocrisias, sem máscaras, sem demagogias, ou fantasias, onde as pessoas se firmam e constroem seus castelos de areia.
Ninguém está só, assim sendo, lembre-se que neste momento em que você está lendo esta mensagem, você também não está sozinho, e posso até lhe dizer que sentirás algo ao seu redor, como uma imaginação de algo presente que a cada instante toma forma e lhe envolve, então, lhe pergunto, será que realmente estamos sozinhos?
Afinal, ninguém está só neste mundo.
Nada é feito às escuras que não possa um dia tornar-se em realidade e notório a todas as pessoas.

Dr. Joenildo Fonseca Leite
Psicanalista Clínico
Após um trabalho terapeutico com X.